Cansei de ver Hamilton ganhar…

Há umas semanas atrás falei por aqui da Formula E. Nessa altura explorei alguns dos fatores que me fazem achar a Formula E como umas das competições mais interessantes e complexas. Hoje, e porque a Formula 1 se tem tornado numa espécie de Hamilton + 19, gostava de explorar a Formula 2, antiga GP2.


A formula 1 está pior. No ano passado as coisas já não estava propriamente famosas na luta pelo vencedor, havendo duas equipas na luta: Ferrari e Mercedes. Mas este ano a coisa está diferente e a Ferrari que lutava no ano passado com os silver parece preferir agora lutar contra a Williams e os seus clientes Hass e Alfa Romeo. A verdade é que a luta pelo segundo pelotão é o único fator de interesse nas corridas. Bem isso e os movimentos agressivos que os pilotos da Hass fazem por vezes lá atrás.

Mas nos entretantos fui vendo o que se fazia nos níveis secundários e tenho-me divertido muito a ver Formula 2 e Formula 3. Nestas competições cheias de promessas, o equilíbrio dos carros é muito maior e a luta pelas posições é muito mais interessante. Vamos então falar um pouco das características da Formula 2 que fazem desta competição mais uma a ter em conta.

Carros iguais: na Formula 2, e ao contrario do que se passa na formula 1, não há motores nem chassis diferentes: os carros são iguais para todos sendo que tem vantagem a equipa com os melhores engenheiros que consigam retirar mais dos componentes. Não há mudanças nas asas, não há otimizações de aerodinâmica. Um carro, um motor V6 com turbo. Pura aceleração e pipocas a cada redução de caixa. Não existe também problemas com o chamado ar sujo vindo dos carros, o que faz com que possa haver maior aproximação entre uns e outros. E com os carros mais próximos uns dos outros as corridas ficam mais empolgantes.

Mais corridas: existem duas corridas por fim de semana: Sprint e Feature.
As corridas de Feature são as normais, com uma duração de cerca de 170Kms ou 60 minutos e com uma paragem para mudanças de pneus que normalmente são de mudança de pneus macios para duros. Esta é a principal corrida, dando pontos aos 10 primeiros classificados com 25 pontos ao vencedor.
Já na segunda corrida, que é bem mais curta e não precisa de mudança de pneus, a grelha é determinada pelos lugares da primeira corrida mas com ordem reversa para os primeiros 8 classificados na primeira corrida. Ou seja, prejudicam-se os melhores para dar mais hipóteses a outros e para melhor perceber quão bons são os primeiros da primeira corrida ou dar hipótese a quem esteve pior na qualificação. Nesta corrida existem menos pontos a distribuir e apenas entre os 8 primeiros, tendo o primeiro classificado direito a 15 pontos.

Jovens promessas: estas corridas cheias de jovens promessas são como aquelas corridas de karts com os amigos em que todos querem ganhar. Todos se querem mostrar, todos querem ganhar. Na verdade todos querem dar o salto, deixar as academias e passar para as equipas da Formula 1. Isto torna estas corridas muito interessantes cheias de ultrapassagens, queimar de pneus nas travagens atrasadas e piões. E a verdades é que toques e erros tornam estas corridas muito mais interessantes para quem está a ver. E com os toques vem o Safety Car que volta a juntar todos para novas picardias.

Tendo em conta estes e outros fatores, talvez valha a pena olhar de outra forma para a Formula 2. Mas não deixar de ver a Formula 1 porque apesar da incapacidade das equipas de seguirem a Mercedes ainda existe muito de positivo por lá… como bater nos ceguinhos da Ferrari! ;D

 

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