Aposta de Risco


O assunto incontornável desta semana é a contratação do avançado Darwin Nunez ao Almeria, clube da 2ª divisão espanhola pelo Sport Lisboa e Benfica por 24 Milhões de euros e 20% do valor de uma mais valia futura. A maior contratação na história do clube da Luz e do futebol português. 
O jovem uruguaio de vinte e um anos, chega depois de realizar uma portentosa época ao serviço dos espanhóis, marcando 16 golos em 31 jogos e colocando sobre si os olhares de muitos dos "Scouts" europeus que procuram, a cada ano que passa, descobrir os talentos mais promissores. 

Se analisarmos estritamente o plano desportivo, Darwin tem todo o potencial para vir a ser um ponta de lança de referência e percebe-se o porquê de tantos clubes terem mostrado interesse na sua contratação.
Para alguém que tem um metro e oitenta e sete centímetros, é um jogador ágil, com muita potência e explosão, rápido a atacar a velocidade e bastante competente no um para um. Tem uma finta curta de qualidade, usando e abusando do chamado "fake shoot" (em português, remate fingido) para tirar o adversário da frente e arranjar melhores condições para o remate. 

            Darwin a mostrar o seu poder de choque e velocidade            


                                  Corrida nas costas do defesa e definição para a entrada da área

Como se costuma dizer, "no Youtube todos são bons". E, em parte, concordo com esta afirmação. O que não falta são vídeos de melhores momentos de jogadores que depois, analisados durante uma época inteira, se prova serem realmente coisas raras. 
No entanto, Nunez vai ter uma vantagem em relação a muitos desses jogadores: trabalhará com alguém que, por norma, consegue tirar o melhor partido dos jogadores. Assim eles queiram aprender e ele esteja na disposição ensinar. 

Mas, no futebol a parte desportiva nunca entra sozinha na equação. E num ano em que o Benfica se tem vindo a reforçar sobremaneira com jogadores de créditos firmados como Everton Cebolinha, Luca Waldschmidt e o experientíssimo Jan Vertonghen, não deixa de ser estranho depositar bastantes fichas (para não dizer a maior parte delas) num "miúdo" que conta apenas com uma temporada completa ao mais alto nível e que se espera que seja a grande referência ofensiva das águias.
E isto porque não me parece que Carlos Vinicius continue em Lisboa, tendo em conta as alegadas ofertas que o clube tem recebido de gigantes italianos. 

Teremos, obviamente, de dar algum espaço e deixar Darwin mostrar o que vale. Tempo, já se sabe que o Benfica não tem muito, dentro de 10 dias joga uma partida importantíssima para a Liga dos Campeões. 
A amostra  é boa mas falta a continuidade. O preço é proibitivo para não dizer exorbitante. 

É mais uma aposta de risco de Luís Filipe Vieira e da estrutura encarnada. 
Veremos se valeu o "all-in". 


Nota: Créditos dos videos ao blog The Scout Issue

Comentários

  1. Estou muito ansioso para ver Darwin Nunez, parece-me sobrevalorizado, mas, mesmo assim, poderá justificar este valor. Basta que mostre as credenciais que lhe apontam.
    Parece-me que o valor exorbitante pago por ele trará uma pressão acrescida. Esperemos que a estrutura consiga fazer o melhor por ele para que este se sinta bem e desfrute do seu futebol

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!