O que há para lá de António Félix da Costa na Formula E

António, a minha ideia não é retirar valor à tua vitória. Apenas acho que Portugal devia conhecer melhor esta competição e que os jornais desportivos devem descrever melhor esta competição em si e não apenas falar dela quando tu ganhas.


António Félix da Costa levou a bandeira portuguesa ao patamar mais alto da Formula E. Nunca é demais enaltecer este grande marco para o piloto português e agradecer-lhe por levar o nome de Portugal mais além. Mas hoje gostava de falar do que acho ser umas das competições mais inovadoras e competitivas que por aí anda.

A Formula E tem já 6 épocas; nem parece. O crescimento desta competição é notório, tanto é que para o próximo ano passará a ter o estatuto de Campeonato do Mundo da FIA. Mas vamos diretos ao assunto: porque é que eu estou a vender a Formula E como umas das competições mais inovadoras e competitivas? Vamos por partes.


O carro


O mono-volume da Formula E, 2gen Spark SRT05e, é o mesmo para todas as equipas. O chassi é o mesmo para todas as equipas não havendo competição na aerodinâmica. Também as baterias são iguais para todos. As equipas podem construir apenas o motor, caixa de velocidades e sistema de arrefecimento. Já os pneus usados na competição são fornecidos pela Michelin sendo também iguais para todos, não havendo sequer varias tipos para diferentes pisos. São pneus "normais" que podem ser montados quer num Renault Clio ou num Porche 911.


Qualificação


Na Formula E é usada um formato peculiar na qualificação. Nesta sessões os pilotos são divididos em quatro grupos de cinco ou seis elementos pela ordem da qualificação actual dos mesmo. Assim os primeiros pilotos a fazerem tempo de qualificação são os primeiros classificados na geral e os últimos a ir para a pista são os que estão nas posições inferiores da tabela. A isto juntamos a premissa que a pista fica cada vez mais rápida com o tempo, o que faz com que exista uma vantagem para os pilotos mais lentos do pelotão. Na pratica os melhores pilotos na classificação à geral acabam por começar as corridas maioritariamente a meio do pelotão e criando assim maior competitividade na prova.


Interação com os fãs


Outra inovação da Formula E é o Fan Boost. Este consiste em dar um extra de potência durante 5 segundos aos pilotos favoritos do pelotão. Os fãs têm a possibilidade de votar uma vez por dia no seu piloto favorito ajudando-o assim naquela ultrapassagem mais complicada com um extra de aceleração. Os cinco pilotos mais votados ganham essa força extra.


Gestão da bateria


A bateria é vital nesta competição. Os pilotos têm de a saber gerir, garantido que chegam ao final da corrida como a percentagem da bateria maior ou igual a zero (sim é possível percentagem negativa). Outro fator a ter em conta é a temperatura das baterias: quanto maior a temperatura maior a degradação das mesmas. Pilotos têm de gerir a quantidade de energia nas bateria e a temperatura da mesma.


O Attack mode


Por ultimo mas não menos importante o attack mode. Na pista é colocado numa das curvas mais apertadas do traçado, a possibilidade de ganhar potência extra durante 4 minutos se os pilotos fizerem essa mesma curva na sua trajectória mais alargada. Na prática os pilotos ganham um boost mas vão possivelmente perder uma posição ou duas nessa curva. Este boost pode ser suficiente também para apanhar o carro à frente ou fugir do que está atrás. Uma coisa é certa: cria mais acção na luta pelos lugares. Todos os pilotos têm de fazer duas passagem pelo attack mode durante a corrida.

 

Todos estes factores fizeram o meu interesse por esta competição ser maior. Sim, tenho dado por mim a ver sessão de treino e qualificações integrais. Para isto também ajuda o facto de estas sessões serem transmitidas no Youtube oficial da competição. 


Esta é para a mim a competição mais complicada de todas, onde a consistência é mesmo importante para se ganhar um campeonato. E tu, que opinião tens sobre a Formula E?

Já que se falou em Youtube deixo aqui também um vídeo do canal Chain Bear, um canal dedicado ao desporto motorizado, que fala destes e outros factores relevantes na formula E.

 

 

 

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