quinta-feira, 27 de junho de 2013

Politica de Contratações

Existem algumas contratações que me fazem espécie. Contratações que são feitas apenas porque um senhor empresário assim o pretende. Nestas é possível constatar a força que têm os empresários no futebol actual. Por vezes parece que quem manda no Futebol são os agentes e não os clubes. Pini Zahavi, Promosport, Onsoccer International e Jorge Mendes em destaque.

Conhecem a Promosport? A Promosport é uma empresa gerida por António Teixeira, empresário FIFA, agente de diversos jogadores de futebol. Visitando um pouco o site desta empresa, facilmente reparamos no número de jogadores do SC Braga. São 5 jogadores que têm algo em comum: o agente! Destes salta um jogador em especial: Patão, jogador de 23 anos que salta do Leixões para o Braga. O FC Porto também parece ter o número de telefone deste agente nos seus favoritos, uma vez que 4 dos seus jovens jogadores têm este mesmo agente desportivo.


Conhecem a Onsoccer International? Eu também não conhecia antes de pesquisar! A Onsoccer International, segundo a própria no site, é uma empresa de "assessoria, gestão e representação de jogadores de futebol" dirigida pelo agente António Araújo (mais do mesmo, portanto!). Esta empresa é especializada na transferência de jogadores para o Porto. Maicon, Leandro Vieira, Diogo, Sebá, Igor Stefanovic, Rui Pedro,Yero, Kléber, Prediger, Farías, Cissokho, Álvaro Pereira, Lino, Ezequias, Edson Henrique, Fernando Reges, Stepanov, Leandro Lima, Edgar, Hugo Almeida, Diego, Serginho Baiano, Rossato, Paulo Assunção, Elias, Leandro, Ferreira, Pepe, Ricardo Fernandes, Ze Carlos, Marcos António, Deilson, Serginho Baiano. Todos estes jogadores passaram pelo FC Porto nos últimos 11 anos. Todos eles tinham o mesmo agente desportivo (empresa) aquando da entrada e/ou saída do FC Porto. Não está em causa o valor dos jogadores, está em causa a "coincidência" apresentada.

Vamos agora falar de um outro agente. Este tem estado nas bocas da imprensa ultimamente. Vamos falar de Pini Zahavi. Zahavi é agente de 4 actuais jovens jogadores do Sporting CP. São eles: Wilson Eduardo, André Martins, Tiago Ilori e Nuno Reis. Era também até hoje agente de Bruma. Alexander Zahavi, filho de Pini Zahavi que já tem nacionalidade portuguesa e já representou a selecção nas camadas jovens, esteve também nas camadas jovens do Sporting. Já passou pelo Vitória de Setúbal (2011/2012) e no Olhanense (2012/2013). É coincidência o filho de um agente de futebol ter estado numa das melhores academias de formação de jogadores de futebol? Ainda sobre este agente, temos o caso público da exigência de colocar o irmão de Markovic, Filip Markovic, no Benfica para a transferência de Lazar ser efectuada.


Jorge Mendes é considerado dos melhores agentes desportivos, se não o melhor! Toda gente conhece este senhor, pois é agente de jogadores como Cristiano Ronaldo, Radamel Falcão, João Moutinho, Fábio Coentrão... Jorge Mendes é também agente de outros jogadores com menos fama actualmente. São os jogadores do Rio Ave representados por ele. Entre eles destaque para Filipe Augusto, jogador que era do Esporte Bahia, equipa que joga no Campeonato Baiano, que foi "colocado" por Jorge Mendes do Rio Ave.

Todas estes casos questionam qual o papel de um agente de futebol. Até onde vai a sua força? Porque é que estes agentes têm tanto poder?

Fontes:
OnSoccer International
Gestifute
PromoSport

3 comentários:

Pedro Moutinho disse...

Bom trabalho.
Infelizmente é esta a realidade do mundo do futebol. É por esse motivo que existem vários jogadores portugueses com qualidade perdidos em divisões inferiores.

Salvador Mathias disse...

o alexandre zahavi é sobrinho-neto do pini, e nao filho...convém dar as infos certas

André Pires disse...

Boas Salvador Mathias, bem vindo a este espaço.

Quais são as tuas fontes? Onde te é assegurado isso? Segundo o zerozero ele é Filho. No entanto esse é um dado que pouco importa.

Não te é estranho um filho ou sobrinho-neto de um agente de futebol ter passado por Benfica, Arsenal, Sporting e Barcelona durante as camadas jovens?

Não te é estranho já ter jogado pelas selecções jovens de Portugal, dos Estados Unidos e do Israel?

Cumprimentos.

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!