sexta-feira, 21 de junho de 2013

Academia de Alcochete: Um projecto que deu frutos


Faz hoje precisamente onze anos que abriu as portas a Academia Sporting-Puma, centro de treinos e formação de Alcochete. Foi no dia 21 de Junho de 2002 que Portugal e o Mundo puderam conhecer o que viria a ser o quartel-general de todo o futebol do Sporting Clube de Portugal. Numa clara aposta na formação de jogadores para municiar a equipa principal dos leões, o Sporting centralizou as suas equipas (desde os pre-escola até aos seniores) num complexo com condições, até à bem pouco tempo, ímpares no panorama nacional. Isso mesmo serviu para que vários jogadores que agora estão no estrelato pudessem evoluir, tendo chegado a patamares bastante elevados como são os casos de Nani, Rui Patrício, Cristiano Ronaldo e, mais recentemente, Bruma ou Ilori.

O Sporting foi, desde sempre, um clube que apostou na formação de jogadores de forma consistente. Apesar de ter passado por períodos em que surgiram menos "craques",  a equipa leonina mantinha, época após época, alguns jogadores provenientes da "cantera". Nos tempos actuais, devido às dificuldades financeiras do clube, essa aposta foi reforçada e começa novamente a dar frutos com possíveis transferências a envolver valores bastante razoáveis. Jogadores como Wilson Eduardo, Nuno Reis, André Santos, André Martins ou Diogo Salomão são alguns dos que quase de certeza farão parte do plantel 2013/2014 e que garantem um misto de juventude, irreverência e qualidade.

Este, na minha visão, tem de ser o rumo a tomar pelos responsáveis do futebol em Portugal. A aposta no jogador português, no jogador formado localmente é o caminho para debelar os problemas financeiros dos clubes. O Sporting tem sabido aproveitar bem os recursos (tanto materiais como humanos) que dispõe, pena é ter tido dirigentes que levaram, incompreensivelmente diga-se, o clube a uma situação financeira débil e de grande sufoco. Além deste aspecto, o factor selecção também devia ser tido em conta. Portugal precisa que os seus clubes formem jogadores para manter o nível da equipa nacional elevado, algo que aconteceu nos últimos 10/15 anos.

Um aposta ganha, uma certeza no panorama mundial. Academia que foi considerada pelo Centro Internacional de Estudos Desportivos uma das cinco melhores do mundo a par, por exemplo, da consagrada formação holandesa do Ajax.
O Sporting e, em especial, quem acreditou neste projecto está de parabéns!

0 comentários:

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!