quinta-feira, 30 de maio de 2013

Um pouco de história… Primeiro Campeonato do Mundo


O primeiro campeonato do mundo de futebol foi disputado no Uruguai de 13/Jul./1930 a 30/Jul./1930. A decisão do local da realização do torneio parece dever-se ao facto da selecção da casa ter vencido o torneio Olímpico consecutivamente, em 24 e em 28.

Foi o primeiro e único campeonato do mundo que se realizou apenas numa fase, ou seja, a fase final. Relembro que as selecções devem-se apurar a nível do seu continente e só depois podem disputar a fase derradeira.

Apenas 13 equipas disputaram o torneio: Uruguai, Roménia, Peru, Argentina, Chile, França, México, Jugoslávia, Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Paraguaia, Bélgica. Só 4 eram europeias. Divididas em 4 grupos (3 de 3 e 1 de 4 equipas), as equipas disputaram um total de 18 jogos nos quais curiosamente não se deu qualquer empate.

A final, disputada a 30 de Julho, foi ganha pela equipa anfitriã. Começou a vencer logo aos 12 minutos, mas foi a Argentina a conseguir chegar ao intervalo em vantagem por 1-2. Na segunda parte, o Uruguai marca por 3 vezes, acabando por vencer por 4 a 2.
Mais algumas curiosidades:
  • Melhor marcador da prova: Guillermo Stabile (ARG).
  • Golos marcados na prova: 70 em 18 jogos.
  • Bolívia e Bélgica não marcaram golo algum e a Argentina conseguiu finalizar com sucesso por 18 vezes em 5 jogos.

 Referências Bibliográficas:

0 comentários:

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!