quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Clássico, Parte I - O Contexto



Esta parece ser a semana que mais tempo demora a passar em termos futebolisticos de toda a Liga Portuguesa. Tudo isto porque no próximo sabado haverá um jogo que pode decidir quem será o vencedor do Campeonato Português. Devido a grande importancia deste jogo, o Patadas no Borges não poderia ficar indiferente. A semelhança do que aconteceu com o Derbi Lisboeta da 26ª jornada, será lançada uma serie de textos acerca deste jogo que irão incidir sobre o Contexto, Benfica e Porto.


Como já todos sabem, o Benfica pode sagrar-se Campeão na casa do seu mais direto adeversário: nada mais nada menos que no Dragão, estádio do Futebol clube do Porto. Para tal precisa dos três pontos no próximo jogo. Caso o resultado final seja um empate ou a vitoria da equipa da casa, a decisão do campeão fica para a última jornada. Mas atençao: caso o jogo termine com empate a equipa Benfiquista continua a frente no campeonato, caso o Portistas vençam ficam estes no 1º lugar da Liga com apenas uma jornada em disputa.
 
Vamos então falar sobre o Contexto.

Existiram até agora 226 confrontos estas duas equipas sendo que 157 destes foram para a Liga Portuguesa. Destes 157, que foram para a Liga Portuguesa, 61 deles foram vencidos pelo FC Porto (39%), 53 vencidos pelo Benfica (34%) e 43 Empates (27%). Se formos apenas contabilizar os jogos para a Liga Portuguesa disputados no Estádio do FC Porto, dos 78 jogos, o Porto ganhou 47 (60%), 19 empates (24%) e 12 vitórias para o Benfica (15%). A vitória mais expressiva da equipa da casa no seu reduto foi de 5-0 para a Liga Zon Sagres 10/11. Já os visitantes conseguiram, como resultado mais expressivo uma vitória por 3-0 para a Liga Portuguesa de 1974/75. Nos últimos 10 jogos para o campeonato na casa dos Portistas o saldo é claramente positivo para os da casa, tendo vencido 6 desses jogos, 3 empates e 1 vitória apenas para o Benfica. Já na epoca passada o resultado foi de 2-2 golos de Otamendi e Kleber para o Porto e de Cardozo e Gaitan para o Benfica. Na altura a liderança do Campeonato era partilhada por estes dois rivais.
 


 
Para este jogo o Benfica procura vencer para garantir já o troféu ou sair com o empate para poder sair do Dragão a continuar a depender de si para ser campeão. Já o Porto quer ganhar para passar para 1º e continuar a depender de si para ser campeão. Alguma confusão? Não. A verdade é que ambos dependem apenas de si para serem campeões.
 
O futebol não se faz com o passado nem as estatisticas vencem jogos, mas são sempre um dado importante pré-jogo. Amanha será feita a analise ao actual Futebol Clube do Porto.


0 comentários:

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!