quarta-feira, 17 de abril de 2013

Derby é Derby, Parte I - O Contexto


Domingo é dia de um dos maiores, se não o maior, duelos entre equipas de Futebol em Portugal. Benfica e Sporting, os dois principais clubes da cidade de Lisboa e dois dos "Três Grandes" defrontam-se no Estádio da Luz em jogo a contar para a 26ª jornada da Liga Zon Sagres.
O Patadas no Borges não podia ficar indiferente a esta partida e vem desta forma lançar uma série de textos que vão incidir sobre o Contexto (Parte I), Benfica (Parte II) e Sporting (Parte III). Num jogo de tamanha importância, pensamos que se justifica um acompanhamento alargado e cuidadoso para que nada fique por dizer sobre um jogo que gera tantas emoções nos adeptos das duas equipas e nos amantes de futebol.

Comecemos então pelo contexto. Águias e Leões chegam a este Derby com um total de 288 jogos disputados entre si (para todas as competições), sendo o saldo favorável aos encarnados com 126 vitórias. Os verde e brancos têm 104 vitórias, registando-se ainda 58 empates. Por curiosidade, o Benfica tem mais vitórias na Liga Portuguesa e na Taça da Liga enquanto que o Sporting tem mais vitórias em todas as outras competições (Taça de Portugal, Supertaça, Campeonato de Lisboa e Campeonato de Portugal).
Nas visitas à Luz o saldo é, obviamente, favorável à equipa da casa com 81 vitórias contra as 29 vitórias dos forasteiros. O empate verificou-se por 31 vezes.
A vitória mais expressiva do Benfica no seu reduto foi por incomuns 7-2 no ano de 45/46. Já o Sporting bateu por 4-1 os homens da casa por duas vezes: em 38/39 e 47/48.

Os últimos dez confrontos na Luz ditaram 6 vitórias para os encarnados, 3 empates e apenas uma vitória dos verde e brancos (na época 05/06) sendo que na época transacta Javi Garcia (actualmente a jogar no Manchester City) marcou o golo solitário que deu a vitória ao Benfica.

Em termos de marcadores, Peyroteo é o "Bota de Ouro" dos Derbys com 31 golos em 29 jogos, seguido de Eusébio com 27 golos em 29 jogos e Nené com 17 golos em 38 jogos.
Quanto aos treinadores Jorge Jesus é, curiosamente, o treinador com mais vitórias em Derbys (7 vitórias em 9 jogos) seguido de Toni com (6 em 10).

Nesta fase da época, Benfica e Sporting têm aspirações bastante distintas. As águias garantiram, esta semana, a passagem à Final da Taça de Portugal. Estão nas meias-finais da Liga Europa (vão defrontar o Fenerbahçe) e em 1º Lugar da Liga com 4 pontos de vantagem sobre o Porto. Já os leões foram eliminados precocemente da Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa, restando apenas o campeonato no qual lutam por um lugar europeu (9º Lugar a 1 ponto do Estoril, 5º Classificado).

Este é um jogo de extrema importância para os dois conjuntos. Os da casa pretendem manter a vantagem pontual para o Porto ficando cada vez mais perto de conquistar o titulo. Já os visitantes estão em plena luta pela Europa com outras 5(!) equipas todas separadas por, no máximo, 4 pontos.

É comum dizer-se que "Estatísticas não ganham jogos" e, neste duelo em particular, muito menos. 

Amanhã, a Parte 2 terá a equipa do Benfica como tema. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!