quinta-feira, 7 de março de 2013

Varane - O filho pródigo de Mourinho




Muito se tem falado neste jovem, Raphael Varane, e poucos são aqueles que conhecer ao certo este jogador. Nascido a 25 de Abril de 1993, 19 anos, é conhecido recentemente por representar o emblema do Real Madrid, e por estar a realizar uma presente época excepcional, Varane tem vindo a afirmar-se e de jogo para jogo tem mostrado cada vez mais que, apesar de jovem, já é bastante maduro tal como disse o actual seleccionador francês Didier Deschamps: "Com 19 anos, Varane tem uma maturidade fora do normal", impondo-se claramente no eixo defensivo dos madrilistas.

Mas foi desde muito cedo que este jovem tem vindo a demonstrar que a qualidade dos mais novos pode muito ser utilizada comparativamente à qualidade e experiência dos mais velhos. Tudo começou quando tinha apenas 9 anos de idade no ano de 2002, deu os seus primeiros toques, no Centro de Futebol Liévin, num centro de treinos exclusivo para jogadores criados no Nord-Pas-de-Calais, pertencente à equipa do Lens (equipa que milita na 2ª divisão francesa mas que já participou no principal campeonato do seu país),até que foi totalmente integrado as categorias de base do clube principal( o Lens). Em 2008/2009 foi campeão sub-16 e com apenas 17 anos foi promovido aos sub-19. Assinou o seu primeiro contrato profissional antes da época 2010/2011.




No final de outubro de 2010, foi chamado pela primeira vez para treinar com a equipa principal. A lesão de Alaeddine Yahia, para surpresa de todos, abriu as portas para a ribalta. No jogo, que terminou com a vitória do Lens por 2-0 frente ao Montpellier, jogou os 90 minutos. No entanto, Varane não teve continuidade e foi para o banco nos jogos seguintes, contra Olympique de Marseille e Lyon. Ele voltou à equipa titular na derrota por 4 a 1 para o Brest. Em fevereiro de 2011, o seu contrato foi renovado até 2015. Em 8 de maio, marcou o seu primeiro golo profissional no empate 1 a 1 com o Caen. Em 27 de junho de 2011, foi anunciada a sua contratação por seis temporadas pelo Real Madrid, por 10 milhões de euros. Em 24 de setembro de 2011, fez a sua estreia, substituindo Pepe. No seu segundo jogo, contra o Rayo Vallecano, marcou seu primeiro golo, na goleada do Real Madrid por 6 a 2. No clássico contra o  Barcelona, para a Taça do Rei em 2013 marcou o golo do empate da equipa merengue no Santiago Bernabéu, e marcou o terceiro golo na vitória por 3x1 em Barcelona na 2ª mão. 

Este jovem tem futuro, e Mourinho tem dado oportunidade a Varane para que este mostre o seu valor, que tem sido reconhecido, e hoje todos conhecem este prodígio. Vamos ver se se consegue afirmar na equipa titular do Real por muito mais tempo, e pelas suas actuais exibições vai ser um jogador muito difícil de abdicar, pois apesar de jovem tem mostrado que a sua concentração, dedicação e empenho podem prevalecer perante um jogador mais experiente. Acredito seriamente que se este jovem já se encontra com este potencial numa fase em que está a iniciar a sua carreira como jogador profissional, terá certamente um futuro brilhante à sua frente.

0 comentários:

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!