terça-feira, 19 de março de 2013

O que resta do campeonato em perspectiva



Faltam apenas sete jornadas para o final do campeonato da Liga Portuguesa. Praticamente certo é neste momento que apenas Benfica e Porto têm hipóteses para vencerem este campeonato. Numa altura em que o Porto está a 4 pontos do 1º classificado Benfica, e já não depende apenas de si para vencer, os actuais campeões nacionais terão de esperar que o adversário tenha algum deslize. Só assim o FC Porto pode vencer esta época. Olhando para o que resta de campeonato pode ver-se que ambas as equipas ainda terão jogos difíceis pela frente.

Como é possível ver pela imagem o Benfica tem pela frente ainda em sua casa Rio Ave (próxima jornada a seguir aos jogos das selecções, momento em que sempre existe alguma quebra no tipo de jogo do Benfica), o sempre difícil Sporting (derbi é derbi e o jogo que o Sporting fez com o Porto é uma prova que este Sporting ainda pode decidir este campeonato). Terá ainda de ir a Madeira defrontar o Marítimo, equipa que tirou pontos ao Porto na última jornada, e terá ainda de ir a casa do Porto. O Porto por sua vez terá de defrontar fora o Paços de Ferreira na última jornada, a Académica já na próxima jornada e terá de voltar a Madeira, desta vez para defrontar o Nacional. Terá em casa um jogo contra o SC Braga e com o Benfica. Caso as coisas de mantenham até a 29ª jornada o Benfica pode festejar o título na casa do adversário se conseguir pelo menos um ponto na casa dos Dragões.

O Benfica está neste momento ainda em três frentes e o presidente dos Benfiquistas já veio dizer que o Benfica vai lutar para vencer todas as frentes. Mas claro é desde o início da época que o objectivo central passava pela conquista do campeonato. Jorge Jesus tem feito até ao momento uma grande rotação da equipa, conseguindo vitórias a nível externo jogando algumas vezes com segundas linhas. Mas na fase em que está terá de decidir se quer tentar conquistar a Liga Europa e jogar com os seus melhores jogadores nesta competição ou se prefere poupa-los para o campeonato. Outro dos objectivos deste ano sempre foi também a conquista da taça de Portugal. Mas ai não vejo contras pois é "um jogo por festa". Acredito que a pior fase para o Benfica, a fase com maior número de jogos por semana já tenha passado, mas existem decisões neste momento a tomar que são de extrema importância e que vão influenciar o que se vai passar no resto do campeonato por parte da equipa de Lisboa.

Nada está decidido até ao momento e ninguém pode já "encomendar as faixas de campeão". Espera-se um grande final de campeonato este ano.

0 comentários:

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!