terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Por que no te gustan, Cristiano?

Cristiano Ronaldo faz hoje 28 anos. Um dos maiores, se não o maior, jogador português de todos os tempos atinge esta idade já tendo conquistado tudo o que de mais importante existe no panorama clubistico e individual e tendo feito grandes prestações nas campanhas da Selecção desde o Euro 2004. O campeonato Português e a Taça de Portugal ao serviço do Sporting, os campeonatos de Inglaterra e a Liga dos Campeões ao serviço do Manchester, a Liga Espanhola e a Taça do Rei pelo Real Madrid são algumas das grandes conquistas de Ronaldo que, no panorama individual, também já leva uma Bola de Ouro, 7 presenças na equipa do Ano da FIFA, 2 botas de ouro entre muito outros títulos.
Todas as conquistas de Cristiano são absolutamente incríveis e nenhum outro jogador português conseguiu tamanhos galardões em tão pouco tempo. Um fenómeno da natureza, alia a força física à rapidez, a técnica à visão, o pé esquerdo ao pé direito nunca esquecendo o cabeceamento quase sempre certeiro.  Sem dúvida, um dos jogadores mais completos de sempre.

Posto esta apresentação, é para mim difícil perceber o porquê de tantos portugueses sentirem um tremendo ódio por um dos seres-humanos que mais eleva o nome de Portugal e o seu povo. E tudo graças ao seu trabalho, desde muito novo.
O ultimo episódio que envolveu Ronaldo foi o de um anormal (desculpem, mas não tem outro nome) que foi para junto do hotel onde a Selecção se vai concentrar para jogar amanhã um particular com o Equador gritar "Messi, Messi" quando o nosso astro chegava ao local. Ronaldo agiu bem e não respondeu. E é mesmo isso que pessoas deste tipo merecem, o desprezo de quem tem tudo por mérito próprio, por sacrifício seu e da sua família.

É-me impossível compreender esta e outras atitudes que alguns de nós, conterrâneos deste craque, têm contra um dos porta-bandeira de Portugal no mundo.
Confesso que gostaria de saber se caso Cristiano fosse estrangeiro (Brasileiro, Argentino, Inglês) o trato era o mesmo. Tenho as minhas duvidas.

Parabéns Ronaldo!

1 comentários:

André Pires disse...

Bom texto, gostei.

Muitos do Portugueses seguem ainda o seu provérbio predilecto: "A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha!"
Desprezam sempre o que faz parte da nação, benzendo-se com os feitos dos estrangeiros.

Tristes Portugueses, tristes...

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!