quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Por onde andas tu Urreta?


Jonathan Matías Urretaviscaya da Luz é o nome completo deste jogador, mas jogador “da Luz” tarda em ser. Urretaviscaya chegou ao Benfica em 2008 na sua época de estreia deu entusiasmo aos adeptos benfiquistas. Jogou em 17 jogos oficiais com Quique Flores e foi titular em seis desses jogos. Isto num ano onde o plantel do Benfica tinha nomes como Di Maria, Reyes, Rubem Amorim e Balboa (este também merecia um bom post).

Na época seguinte Jorge Jesus tornou-se o chefe do navio Benfiquista. Jesus não era apreciador das suas características e remeteu este para os suplentes do Benfica, ou, para sermos mais claros, para as reservas benfiquistas. No entanto nesta mesma época, num jogo onde Jesus colocou o jovem Uruguaio no onze inicial por não ter outras opções para a posição, este fez um grande jogo contra o FC Porto, tendo dado bastante trabalho à ala esquerda do clube do norte. No entanto não chegou para convencer o técnico Benfiquista. Urreta decidiu-se então por regressar ao país Natal para jogar com mais regularidade na segunda metade da época. Ao serviço do Peñarol fez uma boa época e era de antever um regresso em bom plano aos relvados da luz.

Na pré-época seguinte, Urreta voltou a tentar ter lugar no clube Benfiquista, mas não conseguiu e voltou a ser emprestado, desta vez foi jogar para o campeonato espanhol ao serviço do Deportivo da Corunha. Todavia, após um início de época prometedor, uma desavença com um dos veteranos da equipa ditou o seu afastamento do onze inicial dos galegos. Em Janeiro  voltou ao Peñarol, mas via-se que o seu futebol já era demasiado bom para um campeonato como o uruguaio.

Já na época passada foi logo emprestado no inicio da época ao Vitória de Guimarães. Contudo, no aquecimento para o seu jogo de estreia na cidade berço, o jogador lesionou-se e perdeu assim metade do campeonato. Já na segunda volta, regressou aos relvados tendo feito uma boa segunda volta com um total de 14 jogos realizados, nove deles a titular. Foi considerado até dos melhores elementos do clube na segunda volta.

Chegamos então à época 2012-2013. De volta aos treinos no clube da Luz, Urreta era visto como carta fora do baralho. Numa altura inicial em que o mercado de Verão ainda estava aberto, o Benfica tentava vender o jogador por uns irrisórios 400 mil euros. Apesar do valor tão baixo, tendo em conta o valor real do jogador, este não chegou a ser vendido. Urretaviscaya ficou então fora dos quadros quer da equipa principal quer da equipa B. No entanto este jogador já voltou a vestir a camisola do Benfica, num jogo de treino entre a equipa principal e a equipa B. Neste jogo, Urretaviscaya vestiu a camisola do Benfica B, tendo jogado todos os minutos. A equipa principal venceu por 7-2, mas Urreta foi o autor dos dois golos da equipa B. Recentemente, numa entrevista ao jornal A Bola, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, afirmou que Urretaviscaya, juntamente com Luisão e Aimar, seria um reforço do mercado de Inverno para as equipas, principal e equipa B, mas, até ao momento, o jogador não está inscrito em nenhuma das equipas.

4 comentários:

Emanuel Almirante disse...

um grande desperdicio. tinha dado jeito quando o gaitan andava em baixo de forma.

Barros disse...

Urreta era e é um caso que eu realmente nunca percebi. Sempre o vi como um jogador de enorme talento e potencial e até estranhei o facto de Jesus não lhe dar a mão visto que é um treinador que sabe potencializar muito bem a matéria-prima de que dispõe. Sucessivos empréstimos vão-lhe tirando anos de vida futebolística o que pode levar a que passe ao lado de uma grande carreira.
Desejo, sinceramente, que depressa mostre o porquê de ter sido contratado e o valor que tem. Mas também precisa de oportunidades. Espero também que elas cheguem.

Pedro Moutinho disse...

Sou um admirador das qualidades perdidas. Apesar das 3 epocas 'perdidas' continua a ser um jogador de tenra idade. Espero bem que venha a ser alguém!

Pedro Moutinho disse...

Um caso ligeiramente parecido com o de Urreta é o de Kardec. Este hoje faz um golo e uma assistência. Esperemos que possa ser aproveitado de melhor forma na segunda metade de época no Benfica ou noutro clube qualquer.

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!