sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

LiedShow


Sempre tive bastante admiração e respeito por Liédson, alguém que nasceu para o futebol mas chegou tarde aos grandes palcos. De simples trabalhador na mercearia do Pai, Liédson da Silva Muniz teve de esperar até aos 24 anos para se afirmar no futebol brasileiro com uma grande temporada no Curitiba onde fez 21 golos em 29 jogos. Começava ai a história do "Levezinho". Com passagens com bastante sucesso por Flamengo e Corinthians (onde foi campeão Paulista em 2003) acabou por seguir o sonho europeu e ingressar no Sporting. E em boa hora o fez, dizem todos os adeptos portugueses que tiveram a possibilidade de ver o camisola "31" actuar. A sua rapidez, mobilidade e instinto "matador" deixaram em pedaços algumas das defesas mais experientes e menos habituadas a este tipo de avançado repentista. 

Com números impressionantes no Sporting (183 golos em 313 jogos) e uma estranha aptidão para marcar ao maior rival leonino, Liédson caiu nas boas graças dos adeptos leoninos sendo considerado por muitos um dos melhores avançados a passar pelo clube de Alvalade. A sua despedida no dia 4 de Fevereiro de 2011 deixou em lágrimas milhares de Sportinguistas que foram ao estádio mais para se despedirem do Levezinho do que para ver o Sporting-Naval a contar para o campeonato nacional. O "Levezinho" disse adeus marcando 2 golos nesse jogo de má memória para os Leões que acabaram por empatar a 3 com os figueirenses.No tempo que esteve em Portugal, o "31" naturalizou-se português e vestiu a camisola das "quinas" por 14 vezes marcando 4 golos. Foi ainda convocado para o Mundial de 2010 na África do Sul. 

Depois de passagens sem grande sucesso por Corinthians e Flamengo clubes que, como já referido, tinha representado antes de ingressar no Sporting, volta agora ao campeonato português mas para outro dos maiores rivais do Sporting, o Porto. Numa surpreendente contratação, LiedShow de 35 anos assina até ao final da época com os Dragões para aumentar o curto leque de avançados de Vítor Pereira. É certo que a idade já pesa, a disponibilidade física já não é a mesma mas Liédson, e isso é inegável, tem aquele toque que só os grandes avançados têm de, quando menos se espera, resolver um jogo. Se conseguir encontrar a melhor forma física e mental, será um argumento de peso na luta Porto-Benfica pelo título de campeão. Os sportinguistas, esses, vêem mais um jogador da "casa" seguir para o Porto (desta vez não directamente). Mais um murro no estômago dos adeptos leoninos.

2 comentários:

MrGonyalo disse...

É um jogador muito interessante. Boa contratação do Futebol Clube do Porto. Parabéns Liedson. Não te acho um jogador fora de série, mas dás um jeitão a qualquer equipa.

Pires disse...

Não sei até que ponto pode ser um suplente de Tcha Tcha Tcha Martinez. Desconfio do estado físico do jogador. Não "metia as mãos no fogo".

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!