sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Com "muchas ganas" de comprar

O mercado de transferências abriu no dia 1 de Janeiro e quatro dias volvidos já foram consumados alguns negócios importantes por essa Europa fora. 
O Chelsea de Abramovich avançou rapidamente para um dos melhores avançados a actuar na Premier League - Demba Ba. O Senegalês deu (e muito) nas vistas no Newcastle e saiu por uns irrisórios 9 Milhões de Euros menos do que, por exemplo, o Sporting pagou por Elias e o dobro do preço que o Benfica pagou por Javier Balboa, esse melhor jogador Guiné-Equatoriano de todos os tempos. 
Uma contratação acertada, na minha opinião. Torres tem sido a única opção válida(?!?) para a frente de ataque. Percebe-se a aposta em Moses mas o miúdo nigeriano ainda está muito verde e nem é propriamente um avançado puro. Daí que a contratação de Ba seja um golpe de mercado bastante interessante. Se foi Benitez o responsável, tiro-lhe o chapéu (e acredite, eu não sou fã do espanhol). 

Em sentido inverso, Sturridge consumou uma, um tanto ou quanto, surpreendente transferência para o Liverpool por valores próximos dos 15 milhões de euros. O internacional inglês de 23 anos não vinha de uma boa fase, tendo sido pouco utilizado por Roberto di Matteo e mais recentemente por Rafael Benitez algo que, deixe-me que lhe diga, me faz alguma "espécie". Sturridge é um jogador com invulgares características físicas combinadas com um bom poder de finalização, tendo apontado 11 golos na passada edição do campeonato inglês.  Um jogador destes podia e devia ter mais oportunidades na equipa dos "blues" e tenho a certeza que irá fazer um bom par com outro grande avançado a jogar em Inglaterra, de seu nome Luis Suarez. 

Virando agulhas para Itália, o Milan confirma a venda de Pato ao Corinthians por 15 milhões de euros um valor que coloca esta transacção como a maior alguma vez feita no futebol brasileiro, superando a de Carlos Tevez, também para o Corinthians. É pena ver um jogador como Pato sair assim do Milan mas as sucessivas lesões que afectam o jogador à vários anos fazem deste um negócio bastante apetecível para os italianos. Já o Corinthians espera vender mais umas quantas camisolas e bem pode rezar à senhora do Caravaggio para que o jogador de 23 anos consiga, de uma vez por todas, debelar as lesões de que tem sido alvo. 
Ainda no histórico italiano, Robinho também parece que vai ficar no Brasil. Apesar de nada ainda ter sido confirmado, a intenção do jogador é ficar em terras de Vera Cruz e a do Milan é a de vender.  Berlusconi, presidente dos Rossoneros é a de "contratar uma nova fornada de jogadores de tenra idade para recolocar o Milan no topo do futebol Europeu". 

Em termos nacionais, a grande transferência até agora foi a saída de João Tomás para o Recreativo de Libolo algo que só pode ser justificável pelo salário que o avançado português irá receber no bicampeão angolano. Com o Rio Ave a fazer uma das suas melhores épocas de sempre, é realmente uma pena que perca desta forma o seu melhor avançado. Mas compreende-se a posição do dianteiro, que provavelmente vai garantir a sua reforma ao jogar mais duas épocas em Angola.

Deixando ainda um comentário à situação de Izmailov que, para mim, se assemelha à de Pato. Um jogador com uma qualidade extraordinária mas que não se consegue livrar das lesões que, semana após semana, o deixam de fora. Se realmente forem verdade as noticias que pairam de que pode ir para o Futebol Clube do Porto, o Sporting resolve uma situação que já se vem arrastando à algumas épocas, mas entrega um jogador que na sua melhor forma resolve jogos e, atrevo-me a dizer, campeonatos. Esperemos para ver quais as contrapartidas (em dinheiro ou jogadores) que cairão em Alvalade através deste negócio. 

5 comentários:

MrGonyalo disse...

Izmailov é um jogador extraordinário. Como Sportinguista fico muito triste com esta notícia. Mas pode ser que seja a decisão mais acertada, por causa das suas lesões. Como adepto de futebol fico muito contente por Izmailov ir para um clube com muita regularidade como o F.C.Porto. Vai ajudá-lo a mostrar o seu futebol, tal e qual como aconteceu com João Moutinho.

andrepires disse...

Segundo o que conheço de Demba Ba, é um jogador bastante móvel. E é daqui que parte a minha duvida... Não seria mais importante um jogador com capacidade de jogo na área mais interessante para o Chelsea? É que parece-me que para a bola chegar a área eles já têm excelentes jogadores.

Quanto à novela Izmailov: Parece-me melhor negocio para o Sporting que para o Porto, devido ao estado físico do jogador. Mas se o Porto acha que o deve comprar, então deve achar o contrário que eu... E assim, pode ser bom para os dois, pois o Sporting também precisa de vender. E neste sentido pergunto: porque é que o Sporting quer jogadores para troca e não pede alguns milhões se eles têm problemas económicos?

MrGonyalo disse...

Na perspectiva Sportinguista, creio que seria mais vantajoso receber alguns milhões do que algum jogador medíocre como o Miguel Lopes ou Fucile. Também porque estes jogadores vão para Alvalade para jogar a titulares e este facto vai contribuir para, mais uma vez, tapar valores emergentes da equipa B.

Barros disse...

Quanto à questão Izmailov, concordo com ambos no que toca às quantias envolvidas. O Sporting precisa de dinheiro em caixa e não de jogadores que não servem no Porto. Se não servem ao Porto, muito dificilmente vão servir ao Sporting. A menos que o nivel tenha descido, mas se assim é que o assumam claramente.

Já respondendo ao andrepires, o Chelsea é uma equipa que aposta muito em contra-ataques/transições rápidas e nesse aspecto Demba Ba pode ser um jogador letal.
Veja-se o ultimo jogo perdido pelo Chelsea. Defrontou um ultra-defensivo QPR e teve de tomar a iniciativa do jogo. É verdade que tinha alguns dos titularissimos no banco, mas mesmo assim sentiu enormes dificuldades e acabou mesmo por sair derrotado.
Presença na área? Talvez Torres sirva para o efeito, para não falar de Moses.

andrepires disse...

Tá certo!

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!