segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Chapa 4 para Messi

E mais uma vez Messi foi o grande vencedor da Bola de Ouro FIFA, prémio que distingue o melhor jogador de futebol do Planeta no ano transacto. O astro argentino arrecadou 41,60% dos votos, contra os 23,68% de Cristiano Ronaldo, 2º classificado. Andreas Iniesta arrecadou o 3º lugar do pódio com 10,91%. 
Esta é já o 4º galardão consecutivo que "La Pulga" recebe, sendo o único na história do futebol a conseguir tal feito.

Pessoalmente, não concordo com os moldes em que ocorre a votação nem no seu vencedor. Ronaldo devia ser considerado o melhor jogador do mundo, tanto pelo que jogou como fez jogar. Ganhou títulos de elevada importância (Liga Espanhola) e chegou a meias-finais de duas das maiores competições do mundo: Champions League e Europeu. Messi, no mesmo período de tempo apenas ganhou a Taça do Rei. Deve ser a primeira vez que um jogador vence um troféu deste calibre ao vencer uma taça nacional. Quanto ao recorde de golos, obviamente que tem mérito mas nem se sabe se será mesmo um recorde dado o elevado número de pretendes e não existir uma contagem oficial por parte da FIFA.

 Já no que toca aos treinadores, Vicente del Bosque arrecadou o prémio de melhor do mundo em 2012 muito por culpa de ter dado à Espanha o seu segundo Europeu consecutivo, entre-mediado com um Mundial. José Mourinho ficou em 2º lugar e Pep Guardiola em 3º. Aqui, nada a apontar.

Todos os Vencedores:
Bola de Ouro FIFA: Lionel Messi (Arg, FC Barcelona).
Treinador do Ano: Vicente Del Bosque (Esp, selecção de Espanha).
Jogadora do Ano: Abby Wambach (EUA).
Treinador do Ano de Equipa Feminina: Pia Sundhage (Sue, selecção dos Estados Unidos).
Prémio Puskas (melhor golo do ano): Miroslav Stoch (Svq, Fenerbahçe).
Prémio Fair-Play: Federação Uzbeque de Futebol.
Onze do Ano da FIFPro: Iker Casillas (Esp, Real Madrid); Daniel Alves (Bra, FC Barcelona), Marcelo (Bra, Real Madrid), Gerard Piqué (Esp, FC Barcelona) e Sergio Ramos (Esp, Real Madrid); Xabi Alonso (Esp, Real Madrid), Andrés Iniesta (Esp, FC Barcelona) e Xavi Hernandez (Esp, FC Barcelona); Cristiano Ronaldo (POR, Real Madrid), Radamel Falcao (Col, Atlético de Madrid) e Lionel Messi (Arg, FC Barcelona).
Prémio Presidencial: Franz Beckenbauer (Ale).

20 comentários:

CaFé disse...

Epá, nota-se claramente que é a mãe dele que ainda o veste.

Pires disse...

"De facto" fiquei bastante desapontado com estas votações hoje apresentadas. Podia começar pelo tema Bola de Ouro, mas vou deixas o meu lado mais efusivo para o fim. Uma eleição que não me desapontou foi a eleição de Del Bosque como melhor treinador. É merecido. Tem feito um excelente trabalho na selecção, mas apenas aceito este prémio não pelo ano em si! Merece pelos dois Europeus e pelo mundial.

Quanto a equipa do ano: Acho estranho apenas 3 equipas formarem a equipa do ano (e três como quem diz!). Existem grandes jogadores não só a jogar em Espanha. Estes jogadores merecem? Sim! Mas.... acho estranho! E por exemplo: Desde quando é que o Sérgio Ramos é melhor que o Pepe?
Só os Espanhóis que vivem em Madrid chegam para todos os Portugueses que vivem em Portugal, portanto tá tudo dito... Somos poucos para impor as nossas opiniões!

Quanto ao troféu Puskas: "Desculpem??? Quem??? pois! Dos três que foram os finalistas, o de Falcão é bastante superior.

Chega então "Le Ballon D'or"!
- Primeiro porque raio isto tem um nome Francês? por causa do Monsieur Pitani? Não é o Inglês a língua usada para comunicação internacional?
Nada está certo nesta votação! Iniesta merecia mais que Messi, Ronaldo merecia mais que Messi... Mas quem ganha é: Messi! Tá certo! Messi ganha uma Taça do Rei... Andrés Iniesta ganha tudo o que Messi ganha mais os triunfos conquistados na selecção... Ronaldo leva a selecção Portuguesa as costas até as meias finais, chega as meias finais da Champions League ajudando, e muito, o clube a chegar onde chegou, ganha a Supertaça (Que vale mais que a Taça do Rei) e ganha o campeonato Espanhol. Quem foi mais importante e quem efectivamente ajudou mais a equipa a conquistar títulos? Ronaldo! Se fosse o Iniesta seria mais um prémio carreira (que seria bem entregue). Agora assim meus amigos, assim não!

MrGonyalo disse...

LooL À GRANDA Pires! Muito bem a mostrar a sua indignação!

Permite discordar da tua afirmação na última frase "(que seria bem entregue)". Creio que um prémio carreira nada tem que ver com o prémio "melhor jogador do ano". Se a malta quiser premiar um grande percurso profissional, então terá de criar um novo troféu.

Muito se fala de que é injusto. Injusto... ... São jogadores de grande qualidade. E outros há. Um deles é o melhor do mundo? Será matemática esta atribuição/qualificação? Uma equipa tem mais pontos no campeonato, logo é a melhor. Até pode não jogar um bom futebol, mas é INDISCUTIVELMENTE a melhor do campeonato.

Agora não se pode aplicar somente a matemática ao prémio de melhor do mundo. Cristiano Ronaldo e Mourinho sabem perfeitamente as "REGRAS" desta atribuição. Querem continuar com o seu estilo ALTIVO, SOBERBO e ARROGANTE como se estivessem no recreio e fossem os "maiores da escola" que batem e mandam em todos. Isto cria poucas amizades. Mesmo que sejam os melhores, as pessoas têm tendência a responder com o mesmo desprezo. Enfim, eles dois sabem perfeitamente com as linhas que se cozem. É o seu estilo. Esta-lhes nas veias. Talvez não saibam dar nas vistas de outra forma...

"Ganhar a qualquer custo" não está no meu vocabulário. E é por isso que cada vez Mourinho e CR me desiludem.

Fica um desabafo de um Português triste.

Cumprimentos

PS: Finalmente o Sporting pode contar o Mister Jesualdo de Ferreira. Este vai finalmente, estou convicto, trazer consistência defensiva ao 11 de Alvalade. (NÃO ESQUECER: Vercauteren conseguiu sofrer golos em 10 dos 11 jogos que realizou como treinador do Sporting Clube de Portugal: INCRÍVEL)

Barros disse...

Quanto à questão de o troféu se chamar Le Ballon D'or, isto deve-se ao facto de anteriormente existirem dois prémios de grande importância O prémio atribuído pela FIFA para o melhor do mundo e o prémio atribuído pela revista France Football para melhor jogador da Europa. Acabaram por fazer a junção dos dois e o nome ficou dessa maneira.

Não percebo quando dizes, Gonyalo, "ganhar a qualquer custo". Mas eles dopam-se? Compram árbitros? Envenenam os adversários para estes não jogarem? Fazem teatros monumentais dentro do campo para jogadores adversários serem expulsos?
Não tenho visto disso, mas se tu tens, por favor mostra-me alguns exemplos.
Objectivamente Ronaldo foi o melhor jogador do mundo em 2012. Mas isto é o concurso de miss Simpatia, e simpatia não é propriamente uma palavra que esteja no vocabulário de CR7.
Já nos treinadores, Del Bosque também não foi o melhor do mundo em 2012. Mas aceito a decisão. Uma coisa é treinar uma equipa 30 dias, outra é treinar durante o ano inteiro. Mourinho conseguiu bater o Barcelona em "maratona" coisa que muitos pensavam impossível. Trata-se de uma das melhores equipas da história do futebol. Bateram o recorde de golos e pontos do campeonato espanhol, chegou às meias-finais da champions. E Pep Guardiola foi nomeado porquê? Porque ganhou uma Taça do Rei? Então e Di Matteo? Goste-se ou não foi campeão da europa com o Chelsea(!?!?!?!?).

Pires, quanto ao 11 ideal do ano, é mais uma votação de todo ridicula. Piqué e Ramos naquela lista? Xabi Alonso em vez de Pirlo?
Estão a descredibilizar estes prémios. E digo-te mais: Falcão só não ganhou o prémio de melhor golo, porque senão o campeonato espanhol levava tudo. E então sim, mudava-se o nome da gala para "Prémios La Liga".

MrGonyalo disse...

Para Barros:
"Ganhar a qualquer custo" talvez tenha sido uma expressão infeliz da minha parte. De facto, o que quero dizer é que eles querem ganhar à força. A pressão sobre os árbitros é imensa e constante. Só eles é que existem no mundo do futebol. Estão sempre mal contra tudo e contra todos. Não sabem perder. Não sabem admitir que foram piores que o adversário. Há sempre qualquer coisa contra as suas equipas.

Enfim, é assim, vão criando a suas histórias à maneira deles. É uma postura na vida e no futebol que não aprecio. Não contribui para elevar o futebol, este constante "uso de metralhadoras de olhos vendados".

Cumprimentos

Pires disse...

Então se estes troféus, ballon d'or e Melhor Treinador do Mundo, não interessam o troféus e os recordes, porque raio tem de contar a simpatia ou não de de cada um dos candidatos? Se os votantes não ligam aos troféus então também não contém com a agressividade de de uns e a simpatia de outros.

Todas as equipas se queixam dos árbitros, todas se queixam de certas regras... Cada um tem a sua maneira de exprimir isso. Quando vejo uma conferencia de imprensa de Mourinho (daquelas conferencias à Mou) eu rio-me bastante. Ele tem um aspecto agressivo e uma forma arrogante de falar? Tem e então? Não há pessoas arrogantes no Mundo? Essas não podem ser alguém na vida? Não podem ser consideradas as melhores do mundo?

Ronaldo tem um comportamento dentro de campo excelente! Dá tudo em todos os Jogos. Para isso é preciso ter garra e agressividade! E por causa disso ele já é arrogante dentro de campo. Fora de campo é como ele quiser que isso não tem nada que interferir com estes prémios!

MrGonyalo disse...

Para todos:
Quantas e quantas vezes vês o Ronaldo a mandar calar os adeptos?
Quantas vezes viste Ronaldinho Gaucho (continua a ser o melhor jogador de todos os tempos para mi, claro) a fazer tal coisa?
Quantas vezes vês o João Moutinho a faze-lo?
Quantas vezes vês o Messi a faze-lo?

São posturas diferentes. Ronaldo está constantemente a faze-lo. Dirás tu que os adeptos estão todos contra o Ronaldo e por isso é que ele responde. Isto será estúpido dizer, porque se Ronaldo quer conquistar o título de melhor do mundo e/conquistar a simpatia dos adeptos terá que fazer uma de duas coisas ou as duas: ganha tudo e mais alguma coisa OU passa a ser um jogador NÃO ARROGANTE jogando da mesma forma que tem jogado até aqui.

Até eu que sou Português e Sportinguista não simpatizo totalmente com Ronaldo, quanto mais os outros que fazem as votações.

A eleição do melhor do mundo é por VOTAÇÃO, não é matemática de títulos. Há muitos outros factores.

Enfim, Ronaldo disse "o mundo não vai acabar". Exactamente, tenho a certeza que vai continuar a praticar o seu futebol e ganhar títulos.

Cumprimentos

Pires disse...

Seja como for, isso não deve interferir nas votações! Tu gostares ou não de certos gestos é uma opinião pessoal, que não tem que interferir com o ser ou não o melhor jogador do Mundo. Apenas isto!

MrGonyalo disse...

Para Pires:

O que dizes é ridículo. Cada um vota como quer. Pensa na rivalidade Porto Benfica e coloca-te na posição dos dois Presidentes que hipoteticamente teriam de votar num melhor jogador entre as duas equipas. Achas que tu, como Presidente do Porto ou Benfica irias votar em Witsel ou Hulk? (ou outros quaisquer)

Pergunto-te então, como é que defines o melhor jogador do Mundo?

Cumprimentos

Pires disse...

Para mim um melhor jogador do Mundo é o MELHOR JOGADOR DO MUNDO. Para o ser não contam cá afinidades, simplicidades, agressividades, modos de viver e de sentir. Não importam modos de se mostram nem qualquer outras coisa do género. Um melhor jogador é um melhor jogador, repito, JOGADOR, não actor, não argumentista, não realizador.

MrGonyalo disse...

Para Pires:

Pedi-te um definição de melhor jogador do mundo. Disseste-me tudo mesmo o que de facto é o melhor jogador do Mundo. Disseste-me o que não deve ser o melhor jogador do mundo, não o que deve ser.

A minha pergunta mantém-se.

Cumprimentos

Pires disse...

Caro MrGonyalo, já respondi a essa sua pergunta com bastante clareza!

Cumprimentos

Barros disse...

O melhor jogador do mundo deve ser aquele que, dentro do campo, consegue fazer a diferença para a sua equipa jogando a alto nível durante um largo período de tempo. Existem muitos jogadores que se encaixam neste lote, daí que têm de ser escrutinados com outros atributos. O maior deles é TITULOS. São muitos os que, num ou noutro jogo conseguem fazer a diferença mas são poucos os que dado a sua consistência e importância garantem os títulos para o colectivo. Alguém tem dúvida que R.Madrid foi campeão muito graças a Ronaldo? Alguém tem dúvida que a Selecção foi à meia-final do europeu com bastante contribuição de Ronaldo?
Posso dar um exemplo: Muita gente considera Maradona o melhor jogador do mundo. No entanto, fora de campo ele deve ser dos piores exemplos para uma criança que gosta de futebol. É álcool, drogas and more. Deixará de puder, então, ser considerado dos melhores jogadores de sempre?

MrGonyalo disse...

Para todos:

Isto sim, já é uma definição algo melhor Pires, mas ainda assim carece de uma definição mais exacta, mais matemática. Infelizmente, também não sou eu quem consegue dar tal definição "O melhor jogador do mundo em tal ano".

Barros, já que estás numa de exemplos:
Considere-se "O melhor chefe militar". 99% das pessoas nunca MAS MESMO NUNCA poria Adolf Hitler como detentor desse título. Contudo, ele reergue-o a sua nação conseguido feitos extraordinários (horríveis, mas não deixam de ser extraordinários). O mesmo se passa com Cristiano. Se quer ganhar a bola de ouro NÃO PODE TER INIMIGOS EM TODO O LADO.

Quanto ao grande Maradona, quantas vezes ganhou ele a bola de ouro (sempre atribuída por votação)? Fica a questão.

Cumprimentos

Pires disse...

Dou-te então um exemplo contrário Gonyalo e também este que nada tem a ver com futebol.

Em Portugal, na RTP e à uns anos (no ano em que Tiago Monteiro entrou para a Formula 1) houve uma votação para "o maior Português de Sempre". Imagina lá com Ganhou? António de Oliveira Salazar foi o nome escolhido pela maioria dos telespectadores.

http://www.publico.pt/media/noticia/salazar-eleito-o-maior-portugues-de-sempre-em-programa-da-rtp-1289390

MrGonyalo disse...

Para Pires:

Contrário hein ...? Salazar fez muito mal ao País (censura/atraso cultural/injustiça). Mas ninguém neste planeta minimamente inteligente e conhecedor da história de Portugal consegue dizer que Salazar NÃO FOI um politico importante no país. Assim como a maioria dos Madeirenses adora o Alberto João Jardim por lhes ter tirado da miséria. Mas ele fez isto com o dinheiro de quem? Endividou-se até ao tutano. Contrariamente aos madeirenses, a maioria do portugueses do continente deteste Alberto João Jardim.

Pires e Barros uma VOTAÇÃO é e nunca vai deixar de ser uma VOTAÇÃO. Numa votação há espaço para muitas opiniões. Ronaldo e Mourinho sabem disso perfeitamente.

Cumprimentos

Pires disse...

"Considere-se "O melhor chefe militar". 99% das pessoas nunca MAS MESMO NUNCA poria Adolf Hitler como detentor desse título"

Não percebo então porque Salazar pode então receber tal prémio e Hitler não receber o prémio de melhor chefe militar? Ele não foi o melhor? Então se foi o melhor é o MELHOR!

Mas vá! Já nem de futebol estamos a falar..."Fica lá com a Bike!"

A minha opinião não muda... Os resultados não dizem a verdade. Acho mal serem os treinadores, capitães e os jornalistas a votar. Seria melhor uma delegacia independente.

MrGonyalo disse...

Para Pires:

Nada digo que contra o que dizes. Apenas afirmo que Ronaldo e Mourinho sabem as "regras". É uma votação, não é matemática.

Cumprimentos

Emanuel Almirante disse...

Primeiro, o maior lider militar nunca seria lider.

Segundo, Salazar pode nao ter sido bom para Portugal, mas nao foi ele que deixou o país mais atrasado culturalmente. Se fores pesquisar um pouco, descobrirás que ele até contribuiu para a alfabetização de Portugal.

Terceiro, em relaçao ao assunto deste tópico, só quero deixar este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Vr_yaDI0Lrs, e nao deve de estar tudo o que ele ja fez nesse video. Se o Ronaldo fizesse metade do que o Messi fez nesse video, já tinha sido banido do futebol.

Esta, meus amigos, é a grande diferença entre o Ronaldo e o Messi, se um faz algo de errado, a imprensa cai-lhe em cima, ao outro abafa e 'no pasa nada'.

Emanuel Almirante disse...

Correcção ao comentário anterior, "...lider militar nuna seria Hitler, porque há melhores do que ele."

Enviar um comentário

Aqui não há lápis azul, aqui não há comentários rejeitados. Portanto: Escreve praí!